Global Sanctuary For Elephants

Global Sanctuary for Elephants

Em 2012, os membros fundadores do Global Sanctuary for Elephants se uniram a notáveis especialistas, inicialmente para trabalhar em uma solução para a crescente crise de elefantes colocados em cativeiro na América do Sul, mas logo perceberam o quanto essa luta era, na verdade, global.

A saúde dos elefantes em cativeiro está em estado de emergência no mundo todo. Restringidos severamente por uma vida em correntes ou confinamento extremo, alimentando-se com uma dieta insuficiente, isolados de agrupamentos sociais adequados, frequentemente esses animais começam a ter sérias complicações de saúde: são expostos à tubercoluse, desenvolvendo-a ativamente, além de sofrerem de artrite crônica, doenças nas patas e distúrbios psicológicos que vão desde a extrema agressividade até a automutilação e síndrome de abstinência. A conscientização dos seres humanos em relação aos animais em cativeiro tem crescido, criando um desejo global por uma mudança positiva.  Em alguns lugares do mundo, organizações privadas, formadas por cidadãos conscientes, estão se esforçando para criar alternativas para esses elefantes em necessidade, mas poucas pessoas têm a experiência e o conhecimento necessários para levar esses esforços adiante.

Na América do Sul, 5 países já proibiram por lei a apresentação de elefantes em espetáculos.

Esses esforços progressivos não tem precedentes e devem ser elogiados, mas trazem repercussões não previstas quando elefantes “sem serventia” são largados em fazendas e sítios sem os devidos cuidados e com um negligenciamento crescente, ou em pequenos recintos de zoos sem experiência no cuidado com elefantes. O Brasil e o restante da América do Sul não são as únicas regiões lutando para encontrar alternativas sobre como cuidar desses elefantes, e nós temos visto vários esforços similares ficarem estagnados ainda na fase conceitual, enquanto os elefantes continuam tendo que suportar um destino de negligência.

O Global Sanctuary for Elephants está pronto para providenciar o conhecimento necessário, prestando assistência prática e fornecendo fundos para ajudar a desenvolver santuários de elefantes, tanto em território nacional como internacional, apoiando o bem-estar desses animais onde quer que seja preciso.

Elefante asiático close
A vida em um santuário pode fazer uma profunda diferença na saúde e no bem estar de elefantes em cativeiro. A equipe do GSF sabe que a organização tem a capacidade de fazer a diferença em todos esses esforços globais. Nosso objetivo primordial é criar uma coalizão global para assegurar um futuro melhor, garantido e protegido para elefantes cativos através da construção e manutenção de santuários de habitat naturais, espaçosos e holísticos. Existe o compromisso de realizar uma mudança realmente positiva, com um esforço intenso para para promover uma compreensão mais profunda sobre a inteligência e da complexidade social dos elefantes.

Conheça o site do Global Sanctuary for Elephants!

Assista o vídeo produzido pelo Global Sanctuary for Elephants

Compartilhe!