lady header

Lady

Por: Kat Blais – Global Sanctuary for Elephants

Lady tem cerca de quarenta e cinco anos, e passou a maior parte de sua vida em circos. Em 2013, ela foi apreendida pelo IBAMA-RN de um circo no nordeste e enviada para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, na Paraíba. A acompanhávamos desde 2010, quando ainda estava em outro circo, se apresentando em Minas Gerais. O Zoo da Bica não tinha um recinto já construído destinado a elefantes, portanto, Lady ficou em um espaço temporário, circundada por uma cerca elétrica, enquanto seu espaço permanente estava sendo planejado. Em janeiro de 2014, quase um ano após ser confiscada, chamou a atenção de ativistas, da mídia e de políticos o fato de Lady ainda estar no mesmo espaço. Acompanhávamos com atenção sua situação, quando o Deputado Ricardo Tripoli entrou em contato conosco, solicitando que fôssemos a João Pessoa ajudar no que fosse possível. Entramos em contato com o gabinete do Prefeito e, em seguida, com a Secretaria do Meio Ambiente, que também nos solicitaram que fôssemos até lá. Alguns dias depois, um dos membros de nosso conselho viajou para visitá-la e reunir-se com seus veterinários, com o Diretor do Zoo e com o Secretário de Meio Ambiente, para ver o que poderia ser feito por ela. Lady estava frustrada e se manifestava com atitudes, numa tentativa de desabafar. Ela estava acorrentada por uma das patas, em um local pequeno, onde pode dar somente alguns passos. Sua saúde estava comprometida devido à falta de cuidados veterinários em suas patas durante toda a sua vida. Os problemas em sua patas se desenvolveram a um ponto que ela precisará de cuidados intensivos enquanto viver; não apenas estão doloridas, mas ela também está sofrendo de osteomielite. Lady tem muitas necessidades, e existe uma conscientização de que o zoo não poderá atendê-las, não porque não deseje isso, mas porque não possuem espaço, estrutura adequada e segura para o tratamento e nem experiência suficiente com elefantes.

Fizemos recomendações ao Zoo da Bica e à Secretaria do Meio Ambiente – SEMAM, em relação ao projeto de seu novo recinto e aos cuidados com Lady, para que ela possa receber o melhor possível dentro das possibilidades do zoo, até que uma solução melhor esteja disponível. O Secretário do Meio Ambiente de João Pessoa na época, Edilton Nóbrega, concorda que o Santuário de Elefantes Brasil é essa solução e quando o mesmo estiver apto a receber elefantes, ele irá visitá-lo, e então enviar Lady ao local que será sua casa definitiva, onde poderá viver com outros seres de sua espécie, num espaço vasto e adequado a suas necessidades ecológicas e comportamentais. Durante nossa visita, toda a equipe, desde o arquiteto responsável pelo projeto do novo recinto, até os veterinários de Lady se mostraram muito dedicados e interessados em prover os melhores cuidados possíveis a ela, interagindo de modo bastante proativo nas reuniões, discutindo soluções, reportando como era tratada no circo e o que já haviam feito por ela – como o tratamento de uma doença em um dos olhos provocada pelas luzes dos espetáculos dos circos e o enriquecimento de sua alimentação. Agradecemos a toda a equipe da SEMAM e do Zoo da Bica pelo interesse em prover a Lady, agora e no futuro, tudo o que estiver a seu alcance para que ela possa sarar dos efeitos de tantos anos de cativeiro.

No dia 30 de outubro de 2019 o futuro de Lady foi finalmente decidido em uma audiência pública em João Pessoa. Um acordo foi firmado sobre sua transferência definitiva para o SEB.

Compartilhe!