Elefantes africanos - Mídia

Mídia

Entre em contato por email ou envie uma mensagem pelo formulário abaixo.

imprensa@santuariodeelefantes.org.br





Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone

Assunto

Mensagem

CONTATO
Junia Machado

Presidente, Santuário de Elefantes Brasil
junia@santuariodeelefantes.org.br


 

Press Release - 28 de Outubro de 2013

É lançado o Global Sanctuary for Elephants:
Nova entidade internacional sem fins lucrativos cria um futuro melhor para Elefantes Cativos

Um grupo de especialistas em elefantes renomado internacionalmente anunciou hoje a criação de uma nova organização internacional sem fins lucrativos, o Global Sanctuary for Elephants (Santuário Global para Elefantes) – www.sanctuaryforelephants.org, dedicada à promoção, ao desenvolvimento e ao apoio progressivo e holístico de santuários de elefantes em habitats naturais ao redor do mundo. O Global Sanctuary for Elephants reúne dois especialistas muito experientes e notáveis: Scott Blais, cofundador do The Elephant Sanctuary in Tennessee (Santuário de Elefantes do Tennessee), uma das duas organizações pioneiras no cuidado progressivo de elefantes, e a Dra. Joyce Poole, cofundadora da ElephantVoices e membro do conselho do GSfE, uma das maiores autoridades do mundo em elefantes e renomada por seus estudos sobre os elefantes selvagens na África. Com o conhecimento sem precedentes da Dra. Joyce Poole sobre o comportamento natural dos elefantes e a compreensão completa de Scott Blais sobre os cuidados com elefantes cativos e sua recuperação, o Global Sanctuary for Elephants está preparado para criar um profundo impacto na vida dos elefantes em cativeiro.

Internacionalmente, existe um conhecimento e uma conscientização crescentes sobre as complexidades emocionais e sociais da vida e da sociedade dos elefantes. Em resposta a essa nova consciência, há um movimento progressivo para a mudança, Ainda que, atualmente, com mais de 5.000 elefantes cativos em todo o mundo, apenas alguns afortunados vivam em santuários. A grande maioria continua a sofrer e a viver uma vida de crise silenciosa. Para elefantes cativos, os danos causados pelo confinamento e pelo isolamento extremos que ocorrem na maioria dos jardins zoológicos e pela dura realidade dos circos são bem documentados e incluem artrite crônica, doenças nas patas, tuberculose e distúrbios psicológicos que vão desde a apatia até a extrema agressividade, passando pela automutilação. De acordo com Scott Blais, Presidente do GSfE, “Nossa intenção é dar suporte para o conforto e o bem-estar globais dos elefantes cativos, onde quer que haja necessidade. Sabemos que a vida em um santuário pode fazer uma profunda diferença para a saúde e para o bem-estar dos elefantes cativos e temos a capacidade de gerar uma mudança positiva. Nosso objetivo é desenvolver uma campanha de colaboração internacional para assegurar um futuro protegido, seguro e humano para elefantes cativos, através da criação de santuários de elefantes espaçosos, holísticos e com habitats naturais”.

O Presidente da ElephantVoices, Petter Granli, está satisfeito e animado com o lançamento desta iniciativa: “O GSfE é o resultado natural de um longo processo de trabalho em direção a um futuro mais gentil para os elefantes. É essencial que mais santuários se estabeleçam. Ao longo dos últimos dois anos, nosso foco principal tem sido um santuário no Brasil, mas estamos orgulhosos de sermos parceiros de uma organização com uma perspectiva global. Todos os países têm a obrigação de proporcionar melhores condições para os elefantes cativos. acreditamos que o GSfE vai ser um importante catalisador e uma fonte de inspiração”.

Há uma onda de apoio crescente, nos Estados Unidos e no exterior, de pessoas que se importam profundamente com a saúde e o bem-estar a longo prazo dos elefantes em cativeiro. Na América do Sul, cinco países já aprovaram leis nacionais que proíbem o uso de elefantes em espetáculos, e o Brasil, o maior e mais influente país da região, está agora à beira de aprovar uma legislação semelhante. Embora esses esforços progressivos em relação ao bem-estar dos elefantes sejam sem precedentes e devam ser elogiados, um resultado inesperado é que os elefantes, sem uma alternativa apropriada, acabaram sendo abandonados a uma vida de negligências e cuidados mínimos em propriedades rurais ou em áreas pequenas e improvisadas em zoológicos com pouca ou nenhuma experiência com elefantes. A América do Sul não está sozinha nesta luta para encontrar alternativas em relação aos cuidados dos elefantes, pois vários esforços semelhantes no mundo, com a intenção de estabelecer santuários de elefantes, acabaram estagnados na fase conceitual, enquanto esses animais continuam a sofrer um destino de descuido involuntário. Com a fundação do Global Sanctuary for Elephants, existe agora uma frente unida, pronta para fornecer o conhecimento fundamental, ajudar diretamente com o trabalho e prover assistência financeira para ajudar a transformar intenções progressistas numa realidade para os elefantes que estejam precisando desesperadamente de uma vida melhor.

Determinados a fornecer uma alternativa humana e compassiva para elefantes cativos do Brasil e de toda a América do Sul, o Global Sanctuary for Elephants, a ElephantVoices e voluntários e cidadãos compassivos já deram os primeiros passos em direção a um projeto-piloto para desenvolver o Santuário de Elefantes Brasil. Voluntários no Brasil que estão trabalhando para estabelecer uma organização brasileira sem fins lucrativos identificaram várias propriedades que podem ser perfeitas para o desenvolvimento do santuário e já receberam informações de fontes variadas dispostas a transferir elefantes assim que houver uma alternativa apropriada. Segundo Scott, “Temos um longo caminho pela frente e vamos precisar de uma quantidade enorme de apoio para que nossos esforços dem frutos. Graças ao crescente apoio e a uma apreciação mais profunda das complexas necessidades dos elefantes, nossa sociedade está prestes a uma potencial e enorme mudança em direção a um futuro mais brilhante para elefantes cativos em todo o mundo. Ao trabalharmos em conjunto, e usando os conhecimentos que os elefantes têm compartilhado conosco, estamos prontos para invocar uma mudança positiva em direção a um futuro de mais compaixão”.

Para saber mais sobre o Global Sanctuary for Elephants, ou para fazer uma doação, visite www.sanctuaryforelephants.org

Faça o download do PDF  

Compartilhe!