Natureza para os Elefantes!

Terra Chapada dos Guimarães

No dia 29 de maio, postamos em nossa página do Facebook uma foto do terreno que estivemos explorando e negociando desde janeiro, e que escolhemos, entre as tantos outros que vistamos entre dezembro de 2013 e o início deste ano, para ser a sede do Santuário de Elefantes Brasil. Havíamos assinado, dois dias antes, o contrato de aquisição dessa propriedade, que fica no município da Chapada dos Guimarães, MT. Nossos advogados haviam passado os últimos dois meses debruçados sobre toda a documentação do terreno e verificaram o que era necessário para garantir que o título estivesse limpo e que tivéssemos segurança para realizar o negócio. Agora, o contrato foi assinado e o projeto começa a entrar em fase de execução. É hora de vocês, incríveis parceiros do Santuário de Elefantes Brasil, junto conosco, nossos dedicados e incansáveis voluntários e organizações parceiras, Global Sanctuary for Elephants e ElephantVoices, fazerem uma pequena comemoração enquanto cruzamos juntos essa grande fronteira.

terra1

O terreno do santuário é formado, essencialmente, por dois vales, se abrindo a leste e oeste, com uma pequena montanha no centro. A parte norte tem terreno levemente ondulado, acabando em uma encosta de cerca de 15 metros de altura, formando uma perfeita barreira natural. Os vales principais têm diversos pequenos recantos e sulcos, que se espalham em todas as direções. Um riacho percorre um dos vales e um rio, o outro. Como se isso já não fosse perfeito, inúmeras nascentes têm origem na propriedade, provendo água límpida para árvores, pastos cultivados e a abundante vida selvagem já existente no santuário e elefantes.

terra2

A propriedade foi, por muito tempo, usada para criação de gado, e tem campos de grama cultivada, muitos dos quais com espécies originárias da África, junto com campinas de grama nativa. Há um mix de árvores típicas do cerrado, árvores grandes e palmeiras, típicas de matas ciliares, ao longo dos córregos e dos vales verdejantes onde as nascentes têm origem. Esta terra é realmente espetacular e faremos muitas postagens no blog para falar sobre sua vegetação, vales escondidos, trilhas e recantos que desafiarão os elefantes. Mas, antes disso, há muito trabalho pela frente e precisamos de SUA ajuda.

Para que você possa ajudar a abrir as portas do santuário para os elefantes o quanto antes, lançamos a campanha de arrecadação de doações “NATUREZA PARA OS ELEFANTES”, na qual sua doação irá, literalmente, devolver um pedacinho da natureza para os elefantes que estão em cativeiro. Natureza para os Elefantes assegura que sua doação irá diretamente para a aquisição da terra e para o primeiro estágio de desenvolvimento do Santuário de Elefantes Brasil. Cada Real literalmente dará aos elefantes pasto verde para explorarem e sua doação o torna um proprietário virtual de um pedaço da santuário – para ser parte, sempre, de algo muito maior, sabendo que, juntos, pudemos prover uma nova vida a elefantes.

terra3

Com sua ajuda, podemos alcançar nossa meta para a primeira fase de desenvolvimento, de R$1.400.000,00, suficiente para cobrir o primeiro pagamento da terra, construir o primeiro centro de tratamento para os elefantes, construir dois currais de cerca de 8 ha cada, e cercar tudo isso com cercas de segurança. E o mais importante, alcançando essa primeira meta, poderemos receber os primeiros 4-6 elefantes em um prazo de cerca de até 6 meses. E isso é apenas o começo. Assim que a fase 1 esteja completa, daremos início à fase 2, 3 e 4, até que todos os 1100 hectares estejam disponíveis para dezenas de elefantes os explorarem.

para apoiar os elefantes e receba um certificado digital  representando seu pedaço do Santuário de Elefantes Brasil ou faça uma doação em nome de uma pessoa querida e envie o certificado a ela como presente, porque todos merecem compartilhar com os elefantes um pedacinho do santuário.

Não se esqueça de tomar alguns minutos para celebrar. Não poderíamos ter chegado a esse ponto sem cada um de vocês. Então, sente-se novamente e compartilhe a campanha Natureza para os Elefantes com todos os seus amigos e conhecidos. Precisamos de um time inteiro para chegar até este ponto, e agora precisamos reunir apoio global para ajudar a trazer os elefantes para a sua casa.

terra4

Assista o vídeo com imagens do nosso terreno e volte logo à nossa página! Tempos incríveis estão por vir. E você fará parte deles.

Para mais informações, visite nossa página de Perguntas Frequentes.

Compartilhe!

2 Comments on “Natureza para os Elefantes!

  1. Seria interessante apoia, mas não dá pra saber onde é a área, se é perto do parque da Chapada, se perto da cidade ou dentro de áreas de assentamento.
    Para apoiar é necessário saber isso, até para evitar o cometimento de um malefício para as pessoas e um beneficio para os elefantes.
    Grato

    • Olá Fernando, tudo bem? Criamos uma página de FAQ com essa e outras dúvidas frequentes. Caso queira visitar, aqui vai o link: http://www.elefantesbrasil.org.br/f-a-q
      Mas respondendo à sua pergunta, a área do santuário fica a 40km do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, e a 30km da área de proteção ao redor do parque (se considerada uma linha reta) e está cercada por grandes fazendas usadas para plantação de soja e criação de gado.
      Se tiver outras dúvidas, estamos a disposição para ajudá-lo. Obrigada pelo interesse e apoio.